Vinho e Viagem Descomplica: vinhos orgânicos
Escrito por VinhoViagem29 de outubro de 2020
o-que-sao-vinhos-organicos-vinho-e-viagem

Bem vindos à sessão Descomplica! Vamos inaugurar essa categoria falando de um assunto muito curioso: os vinhos orgânicos. Mas também vamos falar de outros produtos próximos como o vinho natural e vinho biodinâmico. Afinal, qual é a diferença entre eles?

É muito comum em plantações o uso de agrotóxicos e outros produtos químicos. Contudo, muitos produtores de vinho apostam na agricultura orgânica, que garante um produto autêntico e de melhor qualidade.

E quais são os benefícios do vinho orgânico? Prossiga com a leitura do artigo e saiba isso e muito mais sobre vinhos orgânicos e biodinâmicos no Brasil!

Afinal, o que são vinhos orgânicos?

“Produtos orgânicos são aqueles que passam por uma linha de produção natural, sem aditivos ou adubos químicos. Dentro disso, se destacam os vinhos orgânicos!”

Vinhos orgânicos são aqueles feitos a partir de uvas cultivadas sem uso de agrotóxicos no vinhedo. São baseados numa agricultura sustentável, capaz de aumentar a qualidade e rentabilidade deles.

Atualmente, 4% da produção mundial de vinhos é realizada por técnicas orgânicas, com destaque para os americanos, que foram pioneiros na região da Califórnia. Outro destaque são as plantações da Emiliana, vinícola chilena com manejo 100% orgânico.

Ao invés de agrotóxicos e pesticidas, se aposta em técnicas naturais para aprimorar o cultivo. Por exemplo, a chilena Cono Sur usa de gansos e ovelhas como predadores naturais contra uma formiga que ataca seus vinhedos.

Outra técnica é a rotação de lavoura, que ajuda o solo a se recuperar naturalmente!

Obs: Juan Carrau foi o primeiro produtor a lançar vinhos orgânicos no Brasil em 1977 com um Cabernet Sauvignon!

E há alguma regulação para vinhos orgânicos?

Tal tipo de cultivo é comumente regido por órgãos certificadores e fiscalizadores. Em alguns países, não se permite nenhum aditivo químico no processo. Em outros, ainda é permitido acidificantes e anidrido sulfuroso.

O que é o vinho biodinâmico?

Já o vinho biodinâmico é um dos vinhos biológicos que vai além do cultivo orgânico, seguindo a filosofia antroposófica de Rudolf Steiner. Aqui reside a diferença entre vinho orgânico e biodinâmico, pois para Steiner:

  • Uma fazenda agrícola deve ser um ambiente totalmente autossustentável, com o mínimo de interferência humana.

Para Steiner, os processos na vinha e na vinícola são regidos pela posição dos planetas e pelas fases da lua. Não se utiliza de agrotóxicos e fertilizantes, apenas inicialmente preparados biodinâmicos.

Um dos grandes adeptos dessa prática é o Domaine de La Romanée-Conti, o produtor de um dos vinhos mais famosos do mundo!

Por fim, o que é o vinho natural?

Para fechar a trindade natural viníca, o vinho natural é o mosto da uva de vinhas orgânicas que fermentaram com leveduras naturais, sem intervenção! Além disso, nada de enxofre e também há oposição ao envelhecimento em carvalho.

Por isso, é possível não encontrar nenhum composto adicionado aos vinhos naturais. Claro que isso se traduz em vinhos sensíveis e instáveis, onde os produtores precisam tomar cuidados ainda maiores de higiene.

A regra geral dos vinhos naturais é captar a essência do solo e do clima, o que é chamado de "Gosto do Terroir".

Orgânico x Biodinâmico x Natural: qual se destaca?

Antes de tudo, é necessário atentar que a nomenclatura está errada: não se deve falar em “vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais”, mas sim “vinho feito com uvas de agricultura orgânica”. Afinal, o vinho é consequência de manejos vinícolas diferentes.

E sobre qualidade, é difícil definir que há um melhor ou pior entre os três. Contudo, muitos acabam por preferir esses vinhos biológicos do que os “convencionais”. Eles são vinhos mais densos e de coloração mais escura, resultado do manejo natural.

Contudo, o que impacta na qualidade não é só tipo de manejo, mas a região de onde vem e as uvas utilizadas na preparação

De qualquer forma, quais são os benefícios do vinho orgânico?

Benefícios dos vinhos orgânicos

  • São produtos mais sustentáveis ao meio ambiente;
  • Preserva mais as características naturais da uva;
  • Traz um aroma muito mais intenso ao vinho;
  • Garante que a garrafa não tenha pesticidas residuais.

Conclusão

Vinhos orgânicos e biodinâmicos no Brasil ainda não são a presença mais forte do mercado. Contudo, é uma cultura que prega pela melhor relação entre o homem e a natureza, sendo uma boa opção viníca ao longo prazo.

Além disso, vinhos orgânicos são aqueles que mais preservam as características naturais das uvas utilizadas. Ao optar por bebidas obtidas através de agricultura orgânica, você se aproxima mais do real “néctar dos deuses”!

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas dicas! Lá você vai encontrar diferentes harmonizações, indicação de vinhos e muito mais! E estamos também no Youtube!

E se gostou desse conteúdo, acesse nosso blog. Lá tem muito mais artigos para você! Não se esqueça de deixar seu comentário aqui em baixo e até a próxima 🙂

Fabrício Coimbra
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque vel vestibulum libero. Integer lacinia et tortor ultricies fringilla. Nam pellentesque finibus purus nec vestibulum. Sed vehicula pulvinar metus eu dapibus.
Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão sinalizados com um *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Nós
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque vel vestibulum libero. Integer lacinia et tortor ultricies fringilla. Nam pellentesque finibus purus nec vestibulum. Sed vehicula pulvinar metus eu dapibus.
Pesquise no Vinho e Viagem
Anúncios
Conecte-se com a gente!
Newsletter
Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro de todos os nossos conteúdos mais atualizados.
Subscription Form (#3)

Copyright © 2024 Vinho e Viagem - Todos os direitos reservados
magnifiercrosschevron-up-circle