No Brasil, vinho não costuma ser a primeira opção de bebida para harmonizar com churrasco, geralmente a escolhida para essa situação é a cerveja. Contudo, harmonizar vinhos e carnes pode ser muito mais interessante do que as pessoas imaginam.
Devido a adstringência da bebida, o vinho pode mexer com o gosto e características da gordura da carne, melhorando seu sabor e sensação. Mas, afinal, qual vinho combina com qual carne?
Prossiga com a leitura do artigo e tenha algumas ideias de como aprender a harmonizar vinhos com carnes para você arrasar nos encontros sociais!
“Adotar uma boa harmonização de vinho com churrasco é uma mudança gradual de cultura no Brasil – sendo algo já bastante popular fora dele.”
Por mais que não seja ainda uma cultura popular no Brasil, vinho com churrasco é uma combinação excelente. Mas por que combinar vinho com churrasco? Basicamente, devido a sua adstringência.
Adstringência é uma sensação gustativa percebida principalmente em vinhos tintos, que é provocada por determinados taninos que reagem com proteínas da boca. Isso elimina, de maneira momentânea, o poder lubrificante da saliva (a famosa “boca seca”).
São os taninos que proporcionam um momento ideal para aproveitar do churrasco. Mas como harmonizar vinho e carnes diferentes que estão presentes em um churrasco?
Antes de qualquer coisa, é importante apontar que sal e gordura são elementos que ajudam na harmonização de vinho com churrasco. Por isso, o vinho Malbec é o mais indicado para bife ancho.
Ele é um vinho com uma uva recheada de tanino, o que é um par perfeito para cortes suculentos e fibrosos.
Cortes de contrafilé são suculentos e, principalmente, de alta fibrosidade. Por isso, a primeira recomendação são os vinhos Cabernet Franc, que contém níveis de taninos e acidez equilibrados.
Outra opção são os vinhos com uvas Tempranilo, que são mais encorpadas e com taninos aveludados.
Como harmonizar vinhos e carnes vermelhas, como Picanha e Alcatra? O mais recomendado é o Cabernet Sauvignon, que possui uvas com alto teor de acidez. Deve-se usar desse alto teor para ajudar no corte das moléculas de gordura.
Outra opção com boa acidez, e também taninos macios, é o Vinho Malbec!
A fraldinha é uma carne com menos gordura, assim como a maminha. Por isso requerem vinhos menos encorpados. O melhor vinho para harmonizar com o churrasco de fraldinha acaba sendo rótulos de Merlot.
Contudo, em tiras generosas grelhadas, vai muito bem com Cabernet Sauvignon. A indicação fica para a Santa Carolina Reserva Cabernet Sauvignon, que apresenta aromas que lembram defumado.
Assim como nas carnes vermelhas, a carne de frango possui várias opções de vinho para cada tipo de molho usado. Alguns casos são:
E qual vinho combina com carne seca? Além da popular carne vermelha, a carne seca é também destaque em confraternizações brasileiras. A indicação fica para:
Como costuma ser um prato de várias texturas, gordura e peso, é bom equilibrar com tintos de leve a médio corpo. As indicações são:Teorema 2012, produzido na região espanhola de Calatayud e com 100% de uvas Grenache;
Herdade Do Portocarro 2010, produzido em Alcácer do Sal (Portugal) e com diversidade de castas: Aragonês, Cabernet Sauvignon e Alfrocheiro.
A resposta é sim, com vinhos de diversos tipos de uvas ou de um único tipo. Além disso, o gosto pode variar conforme o tempo de armazenamento e a região onde foram cultivadas as uvas.
Por isso, a melhor opção para harmonizar vinhos com carnes é buscar saber mais sobre os tipos de uvas. Dessa forma, você conseguirá fazer a sua própria harmonização de acordo com os vinhos de sua preferência!
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas dicas! Lá você vai encontrar diferentes harmonizações, indicação de vinhos e muito mais! Estamos também no Youtube!
E se gostou desse conteúdo, acesse nosso blog. Lá tem muito mais artigos para você! Não se esqueça de deixar seu comentário aqui em baixo e até a próxima 🙂