Como harmonizar vinhos e carnes?
Escrito por VinhoViagem21 de outubro de 2020
como-harmonizar-vinhos-e-carnes-vinho-e-viagem

No Brasil, vinho não costuma ser a primeira opção de bebida para harmonizar com churrasco, geralmente a escolhida para essa situação é a cerveja. Contudo, harmonizar vinhos e carnes pode ser muito mais interessante do que as pessoas imaginam.

Devido a adstringência da bebida, o vinho pode mexer com o gosto e características da gordura da carne, melhorando seu sabor e sensação. Mas, afinal, qual vinho combina com qual carne? 

Prossiga com a leitura do artigo e tenha algumas ideias de como aprender a harmonizar vinhos com carnes para você arrasar nos encontros sociais!

Qual vinho combina com cada tipo de carne?

“Adotar uma boa harmonização de vinho com churrasco é uma mudança gradual de cultura no Brasil – sendo algo já bastante popular fora dele.

Por mais que não seja ainda uma cultura popular no Brasil, vinho com churrasco é uma combinação excelente. Mas por que combinar vinho com churrasco? Basicamente, devido a sua adstringência.

Adstringência é uma sensação gustativa percebida principalmente em vinhos tintos, que é provocada por determinados taninos que reagem com proteínas da boca. Isso elimina, de maneira momentânea, o poder lubrificante da saliva (a famosa “boca seca”).

São os taninos que proporcionam um momento ideal para aproveitar do churrasco. Mas como harmonizar vinho e carnes diferentes que estão presentes em um churrasco?

1. Vinho Malbec com ancho

Antes de qualquer coisa, é importante apontar que sal e gordura são elementos que ajudam na harmonização de vinho com churrasco. Por isso, o vinho Malbec é o mais indicado para bife ancho.

Ele é um vinho com uma uva recheada de tanino, o que é um par perfeito para cortes suculentos e fibrosos.

2. Cabernet Franc com Contrafilé

Cortes de contrafilé são suculentos e, principalmente, de alta fibrosidade. Por isso, a primeira recomendação são os vinhos Cabernet Franc, que contém níveis de taninos e acidez equilibrados.

Outra opção são os vinhos com uvas Tempranilo, que são mais encorpadas e com taninos aveludados.

3. Vinho Cabernet Sauvignon com picanha

Como harmonizar vinhos e carnes vermelhas, como Picanha e Alcatra? O mais recomendado é o Cabernet Sauvignon, que possui uvas com alto teor de acidez. Deve-se usar desse alto teor para ajudar no corte das moléculas de gordura

Outra opção com boa acidez, e também taninos macios, é o Vinho Malbec!

4. Merlot com Fraldinha

A fraldinha é uma carne com menos gordura, assim como a maminha. Por isso requerem vinhos menos encorpados. O melhor vinho para harmonizar com o churrasco de fraldinha acaba sendo rótulos de Merlot.

Contudo, em tiras generosas grelhadas, vai muito bem com Cabernet Sauvignon. A indicação fica para a Santa Carolina Reserva Cabernet Sauvignon, que apresenta aromas que lembram defumado.

Como harmonizar vinhos e carnes brancas?

Assim como nas carnes vermelhas, a carne de frango possui várias opções de vinho para cada tipo de molho usado. Alguns casos são:

  • Espumantes brut ou Chardonnay para carnes sem molho;
  • Pinot Noir ou Merlot para com molhos suaves;
  • Vinhos brancos de Riesling com molhos apimentados;
  • Sauvignon Blanc para harmonizar com molhos cítricos;
  • Por fim, Syrah para servidos com queijo ou molho de queijo.

Consigo harmonizar vinho e carne seca?

E qual vinho combina com carne seca? Além da popular carne vermelha, a carne seca é também destaque em confraternizações brasileiras. A indicação fica para:

  • Château Musar, produzido em uma das mais antigas regiões vinícolas do mundo, o Vale de Bekaa. É um tinto com corte da uva Cabernet Sauvignon e Cinsault;
  • Côtes Du Rhône Belleruche Rouge, produzido no norte do Vale do Rhône, que se destaca na produção de vinhos tintos e brancos. Esse tinto equilibra 50% de Grenache e 50% de Syrah.

E qual vinho acompanha carne de sol?

Como costuma ser um prato de várias texturas, gordura e peso, é bom equilibrar com tintos de leve a médio corpo. As indicações são:Teorema 2012, produzido na região espanhola de Calatayud e com 100% de uvas Grenache;

Herdade Do Portocarro 2010, produzido em Alcácer do Sal (Portugal) e com diversidade de castas: Aragonês, Cabernet Sauvignon e Alfrocheiro.

Há outras opções para harmonizar vinhos com carnes?

A resposta é sim, com vinhos de diversos tipos de uvas ou de um único tipo. Além disso, o gosto pode variar conforme o tempo de armazenamento e a região onde foram cultivadas as uvas.

Por isso, a melhor opção para harmonizar vinhos com carnes é buscar saber mais sobre os tipos de uvas. Dessa forma, você conseguirá fazer a sua própria harmonização de acordo com os vinhos de sua preferência!

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas dicas! Lá você vai encontrar diferentes harmonizações, indicação de vinhos e muito mais! Estamos também no Youtube!

E se gostou desse conteúdo, acesse nosso blog. Lá tem muito mais artigos para você! Não se esqueça de deixar seu comentário aqui em baixo e até a próxima 🙂

Fabrício Coimbra
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque vel vestibulum libero. Integer lacinia et tortor ultricies fringilla. Nam pellentesque finibus purus nec vestibulum. Sed vehicula pulvinar metus eu dapibus.
Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão sinalizados com um *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Nós
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque vel vestibulum libero. Integer lacinia et tortor ultricies fringilla. Nam pellentesque finibus purus nec vestibulum. Sed vehicula pulvinar metus eu dapibus.
Pesquise no Vinho e Viagem
Anúncios
Conecte-se com a gente!
Newsletter
Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro de todos os nossos conteúdos mais atualizados.
Subscription Form (#3)

Copyright © 2025 Vinho e Viagem - Todos os direitos reservados
magnifiercrosschevron-up-circle