Que o catálogo de filmes da Netflix é recheado, todo mundo sabe. Contudo, sabia que a Netflix também possui boas opções para os amantes de vinho? Documentários sobre vinho são o que não faltam na plataforma, sendo ótimas opções de entretenimento.
Nessa relação entre Netflix e Vinho, é possível encontrar obras que abordem o plantio, colheita e produção de vinhos. Também é fácil de encontrar histórias emblemáticas em casas de leilão nos EUA.
E a melhor parte? São ótimas opções para assistir tomando vinho. Prossiga com a leitura e veja suas opções para assistir documentários sobre vinhos!
O acervo de filmes sobre vinho na Netflix é maior do que parece, mas antes de tudo, deve ser informado: as opções a seguir podem estar fora do catálogo dependendo do momento em que você lê esse artigo!
Dito isso, vamos conferir o que assistir de documentários sobre vinhos!
“Para aqueles que acham a vida de sommelier fácil, o documentário sobre sommelier na Netflix existe para provar que há muita dedicação e sacrifício envolvidos.”
Escrito e dirigido por Jason Wise, Somm apresenta quatro sommeliers que buscam passar no Master Sommelier, um exame prestigioso e quase impassável. Assim, quem garantir o título de Mestre em Vinhos, pode ver sua carreira crescer exponencialmente.
É um ótimo filme para amantes de vinhos, mostrando como funciona o mundo dos degustadores. Também é um dos melhores filmes para assistir tomando vinho, ficando a recomendação de dois vinhos franceses:
Se você for um amante do vinho em primeira viagem, Somm 2 (Somm: Into the Bottle) é a melhor opção. Se passando 4 anos depois, os quatro sommeliers se dividem em 10 pequenos capítulos que aprofundam mais nos detalhes da produção de vinho.
Além deles, você acompanha importantes produtores de vinho dos países europeus e entrevistas com jornalistas que cobrem esse mercado. Assim, para acompanhar o filme, fica recomendado o Vinho Branco Português Monte Velho da região de Alentejo.
“O mercado de vinhos pode abrir espaço de vez em quando para falsários e é importante se atentar para ‘falsos raros’. Por isso, Sour Grapes é uma ótima combinação de Netflix e Vinho!”
Ambientado no mundo dos super ricos dos EUA, Sour Grapes aborda a vida de Rudy Kurniawan que fez 35 milhões de dólares com vinhos falsos. Se passando de grande anfitrião e expert em vinhos, Rudy ofertava vários “vinhos raros” de sua adega.
Numa história à lá “A Roupa Nova do Rei”, o documentário sobre vinho aborda como ele conseguiu enganar várias pessoas dizendo ter safras nunca produzidas. Por isso, para acompanhar o filme, vale o Vinho Branco Suave Lambrusco, da região de Emília-Romanha.
“Espumantes são uma das melhores pedidas entre amantes do vinho e esse documentário aborda sua fabricação na famosa Champagne, França.”
Dirigido por David Kennard, Um Ano em Champagne é uma obra-prima para quem sempre esteve interessado em conhecer a renomada região produtora de espumantes. Assim, através do negociante de vinhos Martine Saunir, acompanhamos a produção deles.
O documentário sobre vinho aborda toda a produção ao longo de quatro estações do ano, pegando depoimentos de pessoas envolvidas na produção: indo dos grandes empresários até os pequenos produtores pouco conhecidos.
Uma indicação é o Vinho espumante De Chanceny Brut Excellence Vouvray, da região de Champagne. Além disso, outra opção mais fácil de encontrar, também feito pelo método Champenoise, é o Cave Geisse Nature da Serra Gaúcha.
Dirigido por Nicholas Kovacic, Decanted mostra os efeitos da Lei Seca na indústria vinícola dos Estados Unidos, com destaque para Napa Valley, Califórnia. Assim, é uma ótima indicação para quem busca conhecer uma das rotas dos vinhos contemporâneos.
No entanto, o filme não fica apenas nisso, mostrando a visão dos empreendedores na indústria vinícola americana: por que escolheram o vinho como negócio? Quais os prazeres e testes dessa vida?
Também é um dos filmes para assistir tomando vinho. Por isso, fica a indicação para o Shafer Relentless 2008 dessa região americana. Se trata de uma ótima combinação de Syrah e Petit Syrah que produz um aroma de frutas maduras!
O mercado viníco é bastante amplo, variando de região para região, de produtor para produtor. Por isso, a combinação Netflix e Vinho é ótima como introdução a várias histórias que ocorreram (e ocorrem) nesse mercado.
Além disso, documentários sobre vinho são um momento perfeito para você também degustar em frente a tela, combinando com aquela pipoca!
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas dicas! Lá você vai encontrar diferentes harmonizações, indicação de vinhos e muito mais! Estamos também no Youtube!
E se gostou desse conteúdo, acesse nosso blog. Lá tem muito mais artigos para você! Não se esqueça de deixar seu comentário aqui em baixo e até a próxima 🙂